Cliente Oculto: Cada vez mais exigido no mercado.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

De suma importância é conhecer o seu cliente. Mais importante ainda é saber COMO o cliente é tratado por sua empresa, saber se seus colaboradores e produtos estão agindo de acordo com a sua expectativa e a do cliente.

O Cliente Oculto, também conhecido por Cliente Misterioso, Mistery Guest ou Mistery Shopper, é um profissional treinado para avaliar anônima, imparcial e objetivamente a qualidade dos produtos e serviço por determinadas empresas.

Muitos não conhecem esse fascinante e rentável mercado, mas no atual mercado que vivemos, não podemos 'vacilar' quando o assunto é atendimento e prestação de serviço ao cliente, caso contrário, somos passados para trás por nossos concorrentes.

Cada examinador é escolhido de acordo com o negócio do contratante. Após a avaliação, tudo o que foi observado é relatado em documentos específicos que geram relatórios gerenciais para análises comparativas. Com isso, permite-se identificar precisamente qual ou quais pontos devem ser corrigidos. Muitas empresas de Cliente Oculto fornecem também o treinamento para correção desses erros, fazendo com que o processo seja mais qualificado e rápido.

Como funciona?

> Após contato da empresa e acerto do serviço, o cliente oculto recebe as devidas instruções da empresa que será avaliada, as instruções são estudadas e o profissional levado ao ponto de ação;

> Todos os aspectos que interferem na percepção do cliente é avaliado rigorosamente a fim de sanar falhas de todas as dimensões;

> Um relatório é preenchido com os aspectos avaliados e o cliente é informado.

> Após o cliente estar informado, muitas das companhias de Cliente Oculto proporcionam um treinamento de correção para devidas falhas encontradas, assim sanando o ponto fraco da empresa contratante em relação ao cliente.

No Brasil, o Cliente Oculto é um mercado que ainda está em expansão, novo, mas que promete muito crescimento e serviço para quem entrar na área. Nos EUA já é um mercado consolidado que movimenta bilhões de dólares por ano e possui cem vezes mais empresas especializadas do que o Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário