Franquias e jovens franqueados

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011



Abrir qualquer negócio exige muito do futuro empresário. Cada passo dado, com ousadias equilibradas, visão empreendedora e atenção aos detalhes, leva esse empresário ao seu tão desejado e triunfante objetivo.

Ser dono de uma franquia requer tudo isso, você passa a ser seu próprio chefe e administra seu próprio negócio, apesar de ter algumas responsabilidades de subordinado para com os franqueadores.

Para começarmos a falar sobre Franchising, vamos ao conceito básico:

Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.(sebrae.com.br)

Existem milhares de franquias no Brasil e este modelo de negócio está se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros, principalmente os jovens-empreendedores. Jovens que sonham em ser 'donos do seu próprio nariz', que sonham em montar seus horários de trabalho, porém, franquia requer HORAS e HORAS, sem descanso e com atenção total ao empreendimento. Trabalhando com uma franquia, você também terá de seguir algumas regras exigidas pelo franqueador, tais como: Regras e padrões do empreendimento definidos pelo franqueador, trabalhar sob cláusulas contratuais restritivas, mas sempre recebendo suporte do franqueador.

Este modelo de negócios está em franco crescimento desde 2009, quando cresceu quase 15%, assim aconteceu no ano de 2010 e segue a mesma expectativa para 2011. E os jovens descobriram este modelo como um atalho para o sucesso e já representam 16,10% dos franqueados e franqueadores.

Eu, particularmente, sou adepto à este método, acho sim que franquia é um atalho para o sucesso quando se fala de empreendedorismo, principalmente para os jovens, que possuem uma criatividade aguçada e a transformam como ferramenta para atrair clientes, porém todo cuidado é necessário na hora de escolher uma franquia, conheça alguns deles:

Investigar muito a franquia. Entrar na loja, entender como ela opera são tarefas essenciais antes de investir. Não adianta só se apaixonar pelo negócio, claro que importante sua identificação com a área, mas investigar é preciso.
Cuidado com os corretores de franquias ou qualquer outro intermediário. Muitas vezes o franqueador não está preparado para vender e os corretores, motivados pela comissão, fazem uma oferta nem sempre vantajosa. Jamais delegue a decisão de adquirir uma franquia a um terceiro.
Converse com pelo menos quatro franqueados do negócio escolhido. Dois com menos de dois anos de negócio e dois com mais e dois anos.
Fuja de qualquer franquia com contrato menor de quatro anos. A média de tempo contratual no Brasil é de 4,23 anos e nos Estados Unidos é de 10,54 anos.
Desconfie do franqueado que aceita alterar o contrato baseado em alguma exigência sua. Se ele está mudando para você, será que não mudou para outros também? Tudo deve ser padrão.

Essas são algumas e rápidas dicas na hora de escolher uma franquia. Se você também se interessa sobre o assunto, deve conhecer esses sites: www.blogdosempreendedores.com.brwww.portalexame.com.br | www.sebrae.com.br | www.suafranquia.com

0 comentários:

Postar um comentário