O que NÃO fazer em uma entrevista de emprego.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Muitas pessoas se acham com grande potencial na hora de enfrentar uma entrevista de emprego, mas se acham com um potencial tão grande que acabam se esquecendo de detalhes que podem acabar atrapalhando. Também existem aquelas que são tão acostumadas a fazer entrevista que se dizem "expert" no assunto e tratam isso como um fato positivo na carreira. Mas não é bem assim, o número de participações em entrevistas devem ser os menores possíveis, aí sim você é um expert.


Você tem certeza de que está preparado para enfrentar uma entrevista? Então veja a seguir algumas dicas de como NÃO se comportar ou fazer em uma:

- A primeira delas é a de faltar sem justificar. Se faltar, justifique com antecedência ou alegue um motivo plausível para sua ausência, porque de qualquer jeito essa falta será encarada com maus-olhos pelo entrevistador e você já sairá perdendo. Além disso, o mercado de trabalho está cheio de pessoas procurando empregos como você, não vacile na hora da entrevista, compareça.

- A segunda delas é chegar atrasado. Não importa que em 80% das entrevistas você nunca é atendido no horário estipulado na hora do agendamento, a partir do momento em que é marcada a entrevista, haja como um colaborador recém-contratado, daqueles caretas que fazem tudo da melhor maneira possível e faz de tudo para agradar seus superiores. Chegar atrasado significa uma série de defeitos no candidado à vaga, como desorganização, etiqueta empresarial e principalmente má administração do tempo.

- A próxima é não saber o que está no currículo. Pelo amor de Deus, né? Espero que você nunca faça isso, pois ao menos você deve se conhecer e deve saber o que se passou na sua vida, o que cursou, onde trabalhou, objetivo profissional, experiência, tudo isso deve estar na ponta da língua, se não, a perda de credibilidade será certa. Ninguém acreditará em uma vírgula que esteja escrita em seu currículo, logo, adeus oportunidade.

- Falta de iniciativa é a nossa quarta dica, próatividade hoje em dia conta muito em uma empresa. Mostre interesse, converse, questione, seja curioso, brinque(com limites), quebre o gelo da entrevista, queira saber mais. Não fique apenas mudo, responda as perguntas e vá embora, isso é a maior demonstração de falta de iniciativa e motivação na concorrência pela vaga.

- Muitos acham que falar mal do antigo trabalho favorecerá na hora de buscar oportunidade em outra empresa. Muito pelo contrário, meu amigo. Desse jeito você não estará sendo nada ético. Por pior que tenha sido sua última experiência, nunca fale mal da empresa ou de quem trabalhou com você.

- O que falar sobre atender o telefone no momento da entrevista? Acho que não precisamos comentar nada sobre isso, né? Péssimo.


- Vestimenta inadequada é algo que pode ser até relevante em algumas empresas, mas não se baseie nelas para uma vida profissional positiva. Antes de participar da entrevista, recolha o máximo de informações possível de como a empresa é e se possível, como é o seu dia-a-dia, assim você saberá a vestimenta certa e não haverá constrangimentos e nem má impressão. Lembrem-se, a primeira impressão é a que fica.

Levando em consideração essas dicas, você já está bem colocado para sua entrevista. A partir daí é com você, seja você e demonstre vontade de querer aquela oportunidade, mas não esqueça de sempre estar atualizado com as notícias e leia sobre tudo, saiba conversar sobre o máximo de assuntos que puder, mas com qualidade.

0 comentários:

Postar um comentário